quarta-feira, 23 de abril de 2014

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral



Meu Livro e Eu


Amigo do bem
Me leva ao caminho da paz
Em jardins de primavera
Terra que não andei jamais

Páginas e segredos
Aventuras a desvendar
Desertos, e mares,
Água farta pra saciar

Borboletas, vida, ar.
Ensinamento e poesia de amor
Livro, me amigo livro,
Serei teu companheiro seja onde for

Fonte inesgotável de alegria
Maravilhas a descobrir
Meu amigo livro
Tu és tudo pra mim.

Paula Belmino

*Alice usa:

Dedeka Homewear
**Fotografia Silvia Martins Photography

Para gostar de ler:
 . Deixar livros pela casa em locais de fácil acesso
.  oferecer um espaço para leitura agradável
. Visitar bibliotecas e livrarias
.Ler e compartilhar uma leitura durante o dia ou antes de dormir
. Mostrar diversos tipos de gêneros textuais, e portadores textuais diferentes como: revistas, gibis, bíblia, cartazes, rótulos etc..
. Seja exemplo: leia na frente de uma criança!




Alice anda encantada com os gibis da Turma da Mônica


"Na data de hoje celebra-se o dia mundial do livro e também o Direito de Autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, o direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do patrimônio e dos valores culturais.

A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, "a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humildade" (UNESCO).

A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo mundo. Todos os anos o Comité da Unesco nomeia a Capital Mundial do Livro.

Entretanto, o Dia Mundial do Livro e do Direito de autor é celebrado  em mais de 100 países.

Direitos Autorais são conjuntos de normas legais e prerrogativas morais e patrimoniais (econômicas) sobre as criações do espírito, expressas por quaisquer meios ou fixadas em quaisquer suportes, tangíveis ou intangíveis e são concedidos aos criadores de obras intelectuais.

A proteção dos direitos autorais foi uma das formas encontradas para evitar que grandes ideias e criações fossem descredibilizadas pela pirataria que, basicamente, se caracteriza pelo roubo de ideias em benefício próprio.

Por isso, é fundamental para os autores e para a própria evolução da cultura na sociedade que os direitos autorais sejam protegidos, possibilitando que os autores, qualquer que seja a sua criação, permaneçam estimulados pelo reconhecimento de seus esforços e da beleza de suas obras, e continuem trabalhando para que possamos ter acesso a novos livros, músicas, quadros, etc.


Fonte : http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1379943.html

Nenhum comentário: