segunda-feira, 16 de junho de 2014

Socorro! Meu filho Come Mal. E o seu?





Quem assiste a Série no canal GNT a série: Socorro! Meu filho come mal pode ver em vários episódios seguidamente muitas crianças que não comem frutas, verduras, se recusam a um simples feijão com arroz, e uma salada de alface, que trocam almoço por lanches, por doces, sorvetes e outras baganas. Aqui em casa é um pouco parecida, pois desde bebê a  Alice sempre teve que ser acompanhada pela pediatra pois não ganhava peso e comia pouco, e como foi praticamente criada na escola eu temia que lá não se alimentasse bem, e o pouco do lanche  que eu mandava como bisnaguinhas, sucos, iogurtes, e uma fruta vinha pelo menos de volta três desses itens. Dai para recompensar eu sempre dei a mamadeira com sucos, leites com achocolatado, na tentativa de que suprisse a falta de cálcio, ferro e outros nutrientes. mesmo assim ela comia feijão, arroz, alguns legumes, e algumas verduras, mas se negava a comer carnes de qualquer tipo, dia inventava um macarrão à bolonhesa para ela poder ingerir a carne sem que precisasse mastigar tanto. Sempre foi uma luta alimentá-la, era uma escolha aqui, muito fast food ali, muito suco industrializado e pouquíssima água. Quando descobri a série passamos nós duas juntas acompanhar a cada episódio e a Gabriela Kapim me ajudava com dicas, receitas, maneira de incentivar a boa alimentação.
Depois que estamos aqui no RN, os sucos industrializados são consumidos uma vez ou outra e aderimos ao consumo de frutas in natura, em sucos, e comidas tiradas do pé. Além disso ela já come  carne e frango, mesmo claro que não seja preferência, e aprendeu a descobrir novos sabores como batata doce, mandioca, cuscuz , e outros alimentos que nunca havia consumido.Ainda estamos na luta pelo consumo de mais água e mais frutas que não experimentou e o que já aprendi nas dicas do livro é que... "Se a criança não tiver com fome não precisa comer" E eu sempre fiz o contrário insistia e ai ela não comia nem ametade pois ainda não tinha fome.


Hoje recebemos o livro inspirado e baseado na série do GNT e escrito pela nutricionista Gabriela Kapim e a psícologa Ana abreu, um livro maravilhoso que além de dicas trás receitas fáceis, e algumas regras que serve não só para as crianças que fazem birra na hora da alimentação, mas para nós pais que precisamos saber o que pomos na mesa, e o que precisamos fazer para incentivar a boa alimentação para saúde, para unir laços, para manter a forma, tanto na ingestão de alimentos saudáveis como em exercícios e esportes ou até brincadeiras que usem o movimento para trabalhar e gastar as energias e claro dar força, garantir a saúde e  o peso na medida certa.
Li os capítulos com muito prazer para mim mesma e ara Alice que já devora os livros e muito tem se interessado pelo tema, devido ao programa e gosta de ajudar na cozinha, um ponto positivo pra mim nesse incentivo de comer bem, se alimentar melhor  e nessa atividade de ajudar também conhece ingredientes, alimentos saudáveis e passa a experimentar alguns que não conhecia.
Alice ficou muito feliz pelo presente e garanto trazer mais tarde aqui alguma amostra de nossas atividades na cozinha a partir dessa inspiração.



A autora Gabriela kapim escreve com segurança e fala de maneira clara sobre os erros mais frequentes que nós pais cometemos quando o assunto é alimentação, muitas vezes por mau hábito, por falta de tempo em se preparar um prato saudável e assim fazer a troca por  aquilo que a criança gosta de comer, ou pela facilidade de apresentar o que se tem a mão.
São alguns desses erros:


O livro está sendo lançado em algumas livrarias de São paulo e RJ, e quem puder adquirir é uma ótima dica de saúde e apoio para a boa saúde à mesa.

Aqui uma receita fácil do livro:


Conheçam mais do livro Socorro! Meu filho come mal pela Editora Leya Brasil que pode ser  adquirido aqui

Sinopse - Socorro! Meu Filho Come Mal - Livro baseado em programa do canal GNT - Gabriela Kapim, Ana Abreu

Inspirado na série homônima do canal GNT, Socorro! Meu filho come mal é um guia prático para a alimentação infantil de forma saudável e até mesmo divertida. As autoras, Gabriela Kapim e Ana Abreu, recebem uma série de pedidos de ajuda de pais desesperados com a alimentação de seus filhos no reality show, e a partir daí, traçam um plano de ação para tentar reverter a situação. Com histórias, receitas e atividades simples, nutritivas e divertidas, Socorro! Meu filho come mal revela que não existem segredos para fazer as crianças se alimentarem de forma saudável e sem traumas. Na verdade, tudo depende de uma dose extra de dedicação e uma pitada de orientação. “Seu filho come mal? Não há nenhuma dificuldade alimentar que não possa ser resolvida com uma xícara de paciência, uma pitada de carinho, um punhado de dedicação e uma boa dose de orientação nutricional. E é com prazer e alegria que trazemos aqui uma série de dicas, receitas, histórias e atividades que podem ajudar você e sua família a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis. Esse é um livro para toda família!”

Socorro! Meu Filho Come Mal - Livro baseado em programa do canal GNT - Gabriela Kapim, Ana Abreu

2 comentários:

Pequena Estilosa disse...

Olá Paula,parabéns pelo blog!
Fico encantada com suas poesias!Além de belíssimas,são inspiradoras.
A Alice é uma fofa... linda demais!
Venha conhecer meu bloguinho...
http://pequenaestilosa.blogspot.com.br/
Ficarei lisonjeada com sua visita.

Beijos.
Sua leitora... Cris Mallavacks ♥

Anne Lieri disse...

Paula,deve ser um excelente livro! O jeito de se alimentar na infancia fica pra vida inteira. Ótimas dicas e adorei o quibe de abóbora! bjs,