quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Algumas alergias comuns nas crianças




Desde cedo os pais se preocupam com a saúde das crianças. As alergias entram no roll das primeiras inquietações. É necessário diagnosticar e tratar no início para não provocar desconforto na criança.
Segundo especialistas, o diagnóstico e tratamento faz o paciente ter o controle da alergia que pode durante longo tempo sem se manifestar, ou aprender meios de evitar a volta da doença.
As doenças alérgicas são geralmente provenientes do meio ambiente e da genética do paciente, a interação entre essas duas características. O que indica que a alergia da criança pode ser a mesma do irmãozinho ou dos pais, caso o ambiente seja um local ainda propício ao aparecimento, como questões de clima, limpeza do ar e etc.
A prevenção também pode ser através de vacinas. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia – ASBAI, as vacinas contra alergias ou imunoterapia com alérgenos funcionam para o organismo criar imunidade. Só o médico que acompanha a criança poderá indicar o uso das vacinas, leia sobre o dilema de dar ou não vacinas no blog PlanodeSaude.net

Alergia alimentar, o que é?

É uma alergia causada pela ingestão de um determinado alimento. Na pequena infância isso pode ocorrer pela imaturidade do sistema digestivo, ainda não acostumado a certos alimentos e pela falta de tolerância para aceitação deles.
Caso os pais suspeitem que há essa alergia, a criança deve ser levada a um alergista e através de exames será indicado qual foi o alimento causador da alergia, caso exista a doença. Geralmente o tratamento é a suspensão do alimento, muitas vezes com o desenvolvimento da criança a alergia desaparece.

Alergias respiratórias – como são?

Entre as alergias respiratórias as mais comuns são rinite alérgica e asma. Nos períodos mais frios do ano, há maior prevalência de vírus, gripes e resfriados são comuns. O que deve ser diferenciado é se a tosse, espirros e nariz escorrendo continuam por longos períodos. Uma gripe tem começo, meio e fim, o que seria em torno de três a sete dias, por isso é importante os pais perceberem essa diferença.
Na dúvida procure o pediatra. Manter o quarto da criança arejado e limpo deve ser obrigatório, a poeira deve ser sempre eliminada e evite a criança ficar em ambientes com fumaça de cigarro.

Pele – as alergias cutâneas

As mais corriqueiras são a dermatite atópica e a picada de inseto. A primeira trata-se de um processo inflamatório da pele, com lesões avermelhadas e coceira. Deve-se sempre evitar o ressecamento da pele e somente através do diagnostico é possível detectar o que desencadeou a inflamação, o fator genético também é muito informativo nesta avaliação. Já a picada de inseto pode provocar no alérgico muita vermelhidão, prurido e inchaço.


Seu filho já teve alguma alergia?



Um comentário:

Carita disse...

Meu neto caçula é portador de uma alergia desde que nasceu...descobrimos devido a touca e luvas de la... é muito preocupante...