quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Clareamento dental, sem mitos e sem mistérios



Falta pouco para a chegada do verão e, com ele, as comemorações de fim de ano, formaturas, eventos corporativos, confraternizações familiares e férias. Não há dúvidas de que um sorriso bonito e saudável é um ótimo cartão de visitas, então a dica é fazer aquele check-up com o seu dentista e investir em um visual perfeito. Entre as técnicas atuais de estética bucal, o clareamento dental vem ganhando cada vez mais adeptos.

Dentes brancos podem fazer a diferença em eventos sociais e no resultado das fotografias feitas em festas ou em viagens de férias, por exemplo, quando os sorrisos são mais frequentes. Em tempos de crise e mudanças no mercado de trabalho, um sorriso diferenciado também pode impressionar – e se tornar um aliado - durante uma entrevista de empregos, quando todos os detalhes são essenciais.

Além disso, o clareamento dental traz outros benefícios pessoais, como a autoconfiança, autoestima, bem-estar e aquela segurança extra na hora de sorrir em público. Cada vez mais acessível, simples, seguro e prático de ser realizado, desde que acompanhado por um profissional de odontologia, o procedimento garante uma aparência mais jovem e saudável e conquista cada vez mais a preferência dos brasileiros.

Líder no Brasil e na América Latina, com presença em 100 países, a FGM desenvolve materiais que tornam o procedimento mais prático, confortável e protegem os dentes contra a hipersensibilidade e desmineralização temporária. Confira as dúvidas mais frequentes entre os pacientes sobre o tema, respondidas pelo Dr. Bruno Lippmann, consultor técnico da FGM.


- Como ocorre o clareamento?  
                                                                                                                               
O dente possui pigmentos em seus tecidos superficiais e profundos. Estes pigmentos vêm principalmente da dieta rica em corantes. O agente clareador é capaz de penetrar na estrutura dental e reagir quimicamente com estes pigmentos, quebrando-os em moléculas muito menores, que refletem a luz de maneira diferente – e podem inclusive ser difundidos para fora da estrutura dental, causando a diferença visual de dentes mais claros.


- Existe alguma contraindicação para o clareamento?

A literatura nos mostra, por precaução, duas contraindicações absolutas: gestantes/lactantes e pessoas menores de 15 anos. Existem outras contraindicações que são relativas. Ou seja, podem ser tratadas previamente para viabilizar o tratamento: cárie, gengivite, restaurações mal adaptadas, dentes com trincas, recessão gengival etc.


- Qual o mais eficaz: clareamento em consultório ou caseiro?

São equivalentes, até mesmo porque quem dita o limite do clareamento é a própria fisiologia do dente. Enquanto, na prática, a concentração do gel responde pelo quão rápido o clareamento vai ocorrer. A literatura odontológica sugere uma diferença na longevidade dos resultados, favorecendo o clareamento caseiro. No entanto, vale ressaltar que ambos precisam de indicação e acompanhamento de um dentista.


- Clareamento pode prejudicar os dentes?

Não. Inicialmente pode haver uma pequena perda de conteúdo mineral do esmalte, contudo esses minerais são repostos em pouco tempo pela própria ação da saliva. Ou seja, os dentes não ficarão mais fracos ou mais suscetíveis à cárie em função do uso do clareador. A FGM ainda dispõe de uma linha de clareadores que já inclui flúor e cálcio em sua composição e previne essa desmineralização temporária.


- O clareamento traz dor durante o tratamento? E após?

Quando ocorre, a hipersensibilidade dental pode apresentar diferentes níveis de acordo com particularidades de cada paciente. Normalmente concentrações mais altas do clareador trazem esse desconforto com maior frequência e/ou intensidade. Contudo, para inibir ou minimizar esse efeito colateral, a FGM dispõe de dessensibilizantes incluídos na fórmula de seus géis e ainda disponibiliza géis específicos para controle da hipersensibilidade, que são fornecidos pelo profissional ao paciente. É importante esclarecer que uma grande maioria dos pacientes não apresenta hipersensibilidade, e para aqueles que apresentam, há alternativas para contornar o efeito indesejado. Após o clareamento, os dentes não ficarão mais sensíveis, retomando a sua normalidade.


Sobre a FGM

A FGM Produtos Odontológicos já satisfez mais de 15 milhões de sorrisos com suas soluções para a estética e saúde bucal e está rumo aos 20 milhões de sorrisos em janeiro, quando completará 20 anos. Presente em 100 países e com planos de expansão internacional, a empresa é líder em vendas de clareadores dentais na América Latina e domina 80% do mercado nacional. 
Em seu portfólio de produtos constam mais de 250 itens, incluindo – além da completa linha de clareadores – compósitos, pinos de fibra de vidro, adesivos, cimentos, dessensibilizantes, materiais de acabamento e polimento de restaurações, entre outros.

Com forte investimento em Pesquisa e Desenvolvimento e sempre em busca de novas tecnologias e soluções inovadoras, a FGM prepara seu ingresso no segmento de biomateriais. O lançamento da linha em janeiro de 2016, em São Paulo, será um dos destaques das comemorações de aniversário da companhia, que em 2016 completa duas décadas de atuação.

Com sede em Joinville (SC), a FGM conta com uma estrutura fabril de 2.600 m², onde produz materiais e soluções para o mercado interno e externo, incluindo a Comunidade Europeia, América Latina, Oriente Médio, África e Ásia. A visão empreendedora dos presidentes da empresa, aliada à colaboração de funcionários capacitados e motivados, faz com que a FGM seja reconhecida como sinônimo de qualidade e confiabilidade em diversos mercados.

                               
Saiba mais sobre a empresa e seus produtos em www.fgm.ind.br

**Publipost

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou precisando de fazer clareamento dental desde que retirei o aparelho ortodôntico. Beijo! Renata e Laura