quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Lua Crescente (dica de Livro)








Uma aventura, um menino ansioso para viajar, correr, na praia, ver o mar
Juninho acorda na madrugada e da janela ver a lua crescente, e nem cochila de repente já é hora de levantar. ele, o pai e a mãe, vão viajar uma viagem demorada , mais de 8 horas para chegar.
Na estrada Juninho não se aguenta, nem pode descansar. 
-Já está perto? falta muito pra chegar?
Param numa lanchonete e seguem a viagem em aventura.
- Que estrada distante! Quanto tempo ela dura?
E assim o menino vai ansioso ver o mar, quer jogar bola, fazer castelo, nadar.
O pai com ele a contar segredos, os pés descansa à beira mar, recita uma linda poesia que fala de Deus, que foi quem fez o oceano e a vida de amor encheu.
Na praia muitas novidades, novas amizades, aprendizagem. Juninho se sente feliz, á noite da janela ver as luzes do perto, os barcos parados parecendo ter raiz,
 e no céu a  lua crescente, sempre a ele dizendo olá.
Uma bela história de vida ele terá para contar.


Este é o resumo do lindo livro de Francisco Carvalho com ilustrações de Fernando Reis pela editora Nova Terra. O livro é colorido cheio de surpresas e despertou nas minhas crianças o desejo de ir à praia, alguns nunca viram o mar, os que já foram contaram boas histórias no intuito de socializar e interagir com o livro e desenvolver a oralidade e o vocabulário. 




Depois leram, e reescreveram a história do jeito deles e me encantaram com a boa escrita que eles têm desenvolvido, já com pontuação e poucos erros ortográficos. Por fim desenharam usando giz de cera e canetinhas e foi uma festa só.

No cantinho da leitura teve troca do livro, indicações e muita criatividade.

Olhem só:








Mais sobre o livro:

Lua Crescente, lançado pela Editora NovaTerra, conta uma história dessas, que acontece quando a gente vai se divertir numa casa de praia... Ainda mais quando descobrimos um brinquedo tão legal quanto o bumerangue do seu Teófilo! Compartilhe da emoção do pequeno Juninho ao ver o mar e as ondas pela primeira vez, se divertindo e aprendendo várias lições com seu pai.
A obra é uma bonita lição para as crianças de hoje se tornarem excelentes adultos amanhã!
Francisco Carvalho nasceu em 1955, é mineiro de Pará de Minas, bacharel em Direito, casado e pai de dois filhos. Possui poemas, contos e textos infantis publicados em livros e jornais da região. Venceu concursos promovidos pela Prefeitura de Pará de Minas e pela Universidade de Itaúna, entre outros, além de receber menções honrosas em concursos literários das Academias de Letras de Divinópolis (MG), Araguari (MG) e Cachoeiro do Itapemirim (ES).
Fernando Reis nasceu em 1974 em Esplanada (BA) e radicado na capital paulista desde 1979, é publicitário, ilustrador e escritor. Tendo crescido em uma família de profissionais de comunicação, artes gráficas e audiovisuais, esteve envolvido com atividades ligadas a desenho, cinema, teatro, dança e propaganda. A partir dessas influências desenvolveu seu estilo de ilustrar, que comunica vida e movimento, congelados pelo filtro de sua lente imaginária.
Informações Técnicas:
Autores: Francisco Carvalho e Fernando Reis
Número de Páginas: 32
Formato: 20cm x 20cm - Grampo Canoa
ISBN: 9788561893095



Para Comprar:  http://www.editoranovaterra.com.br/infantil/lua-crescente

Um comentário:

Toninho disse...

Uma dupla baianeira fazendo bonito numa boa inspiração para cativar crianças no ato de ler e viajar pela leitura.
Belo resumo e indicação Paula vou compartilhar com familiares.
Abraços amiga.