quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A chuva e seu Guardião





A chuva vem
No tempo certo
Quando a fé brotar na alma
A semente nova de esperança
Dos céus debulhada
Alcançar o coração de todos que esperam
E numa nuvem de água doce
A molhar e se misturar ao pranto
Do salgado e  amargo tempo de espera
Seja renovo
Vida em broto
Que se abre a se molhar
Na chuva do céu de um tempo novo
A cobrir a terra
A banhar os rios
E macia nos tocar.

Paula Belmino

Fui ontem contar a história do Guardião da Chuva de Dailza Ribeiro  pela Editora Bambolê, na escola duas turmas de 1 º ano esperavam ansiosas, e  se emocionaram, colocaram suas ideias, fizeram antecipações na história que conta a história de Miguel, um menino diferente dos outros, que com fé recebeu a visão de Deus de que a chuva viria a molhar a terra há anos ressequida. Miguel de guarda-chuva na mão, galochas e casaco  foi o alvo dos comentários e dos olhares do povo da região. Ontem me fiz Miguel e com caras e bocas encenando a história, as crianças ora diziam isso é uma lenda tia, ora pensavam pode acontecer se nós também tivermos fé, e assim a história foi sendo tecida no coração de cada um que assim como o Miguel vivem a dura realidade da seca, já que passamos meses de estiagem e a barragem que abastece nossas casas está secando, e só temos água para um mês.
O intuito de falar sobre temas difíceis e reais através da literatura é que de maneira lúdica as crianças compreendem a realidade que os cercam, se colocando no lugar dos personagens e podendo construir e mudar suas próprias histórias através da imaginação e a criatividade que a leitura nos traz.
A água é um recurso esgotável, limitado e de total importância nessa história os " Miguéis" daqui também se conscientizam da importância de economizar, cuidar do lixo para que não cheguem aos rios, açudes, mananciais, além de tratar todo o ambiente em que vivemos com muito amor e cuidado.

Obrigada as professoras Patricia Guilherme e Claudia Guimarães pelo convite
Assistam um pouquinho desse momento e aproveitem para se inscrever no nosso canal no Youtube:




Para adquirir o livro:

http://www.editorabambole.com.br/livro-o-guardiao-da-chuva

2 comentários:

Renata disse...

Gostei da participação das crianças juntas com você! Tema importante e necessário nas famílias e na escola. Beijo! Renata e Laura

Felisberto T. Nagata disse...

Olá,Paula, boa noite...sim, vi o vídeo, é adorável o seu dom para fazer "contação"... de maneira lúdica, temas reais e difíceis para a reflexão , imaginação e criatividade das crianças ... sobre a importância de economizar e tratar todo o ambiente com amor e carinho... tal como Miguel e sua "visão", não podemos perder a fé a esperança, na dura realidade da seca, pois a chuva sempre aparecerá ...Deus cuida de nossas necessidades,de maneira que nunca nos falte nada!Belos dias, abraços!