quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Um canto pela natureza










E mais uma oportunidade de levar livros às crianças
ler e brincar
Incentivar o gosto pela leitura
Viver a poesia plena
Em rodas de poesia e conselhos sãos
Sobre as cordas do coração
Doces acordes 
A falar de amor
De cuidados com a natureza
De ter o prazer de observar as árvores 
e retirar delas apenas o necessário para a sobrevivência
Sem queimar, sem sujar as ruas
Sem poluir rios e lagoas
Guardar a vida, o verde
Plantar esperança nos mananciais.
Um momento apenas
Que tem o maior encanto
Feito música guardado para sempre
Na memória afetiva das crianças
E feito chama tocar a outros tantos
Como o rio que passa e leva embora lembranças
Fazendo vivo o prazer do gosto de ler e servir
De banhar de alegria outros mil
De ser pleno e amigo dos animais
Da leitura em todo dia tirar lições de paz.

Paula Belmino


Dessa vez fomos à escola estadual Manoel Luis de Maria a falar um pouco de nosso trabalho com a leitura, ler um de nossos poemas, recitar poesia, cantar e viajar na imaginação.
Pudemos falar sobre como a poesia se fia no dia a dia, no imaginar, no criar, no ver as coisas ao nosso redor com olhar atento e da natureza extrais versos e enfeites á alma, sim só enfeites á alma uma vez que não se deve destruir a natureza. Com ênfase no cuidado ao meio ambiente e com os recursos hídricos sempre tivemos a oportunidade ainda na roda de conversa com as crianças mostrar o livro Um dia, um rio de Leo Cunha com ilustração de André Neves pela Editora Pulo do Gato.



 O Livro Um dia , um rio narra a grande tragédia de Mariana, quando a barragem de Fundão se rompeu e deixou toda cidade em mar de lama e o Rio doce agonizando. Hoje um ano depois ainda a natureza é quem paga pelo crime ambiental causado pelo ser humano sem que ninguém responda pelas suas ações.


O livro é narrado pelo próprio rio em versos que emocionam e com ilustrações que falam ao mais fundo da alma. As crianças interagiram, refletiram e com certeza uma semente foi depositada, pois também do lado da escola onde também estudei temos a lagoa que deu origem á nossa cidade quase morta, sem que ninguém se preocupe em fazer nada por ela.
Um pouco de leitura e poesia, uma reflexão, uma conversa aberta e o desejo de que as crianças possam se sentirem coparticipantes na luta pela vida e pelo verde.
Depois a Alice recitou poesias e tocou violão
Um dia muito especial dos muitos que ainda vão ser desfiados por aqui com este livro que prega a verdade e um pedido de socorro de tantos rios e mananciais.

Assistam:



Um comentário:

Renata disse...

Esta música é maravilhosa e Alice cantou e tocou lindamente! Você, Alice e as crianças formam um belíssimo trio em prol da educação. Parabéns!!! Beijo! Renata e Laura