segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Circo de Guarda-chuva


Afeto no coração
em pedacinhos guardado
na memória o sonho,
o amor.
E numa camiseta pintada
o voo, a liberdade 
de amar e sentir
à flor da pele
a amizade que se construiu 
pelas leituras e ternura
a quem lhe ofertou!

Alice guarda a camiseta da Lenita voadora que ainda bem pequena recebeu da Anne Lieri, sempre bem perto do peito, do coração, amizade e sensibilidade à flor da pele, literalmente!



Chegou por aqui o livor da querida amiga, a nossa menina voadora Anne Lieri: Circo de guarda-chuva pela Editora Delicatta
O livro é  narrado por um personagem muito diferente que não vou contar aqui para não estragar a surpresa, mas as crianças na escola amaram descobrir a história de um menino que nasce de uma família circense e tem sua infância repleta de brincadeiras, de inventar carrinhos de papelão, de circo de guarda-chuva, de brincar com os melhores amigos Marinho, um menino esfomeado que adorava pão com mortadela. Afonsinho um menino magrelo que a mãe vivia dando vitamina, mas que ele oferecia ao menino personagem principal dessa história e Tininha, a irmã do menino, Juntos vivem grandes aventuras na rua e na escola, onde a professora Dona Áurea ensina com amor, mas é rígida e não permite conversas paralelas. O menino adorava as aulas de história para conhecer mais sobre o Brasil e sonhar um dia poder viajar com a família no circo, pois ele passava o não estudando e só nas férias é que podia ficar com a família no circo onde vendia doces, pirulitos e pipoca.
Uma história de memórias afetivas da bela infância ilustrada por Carlos Klen.






As crianças na escola ouviram a leitura por mim e depois puderam ler por capítulos em trio, duplas e ao final cada uma fez a exposição de como compreendeu a leitura.
Depois ilustraram, reescreveram e criamos nossos circos usando um cone de papel, sempre aliando o conteúdos dos sólidos geométricos, de como transformar uma folha em forma de quadrado, numa figura tridimensional com base circular. As crianças pintaram, criaram os personagens com palitos.




E os textos ficaram maravilhosos:





Essa é a história real que pode ser a de tantas crianças que mesmo em meio à pobreza e na ausência de tudo ter a criatividade e o sonho, não perdendo a fé e com a ajuda da educação se tornar num artista como é o caso desse menino.

Para saber mais e adquirir o livro entre na loja virtual da Delicatta

Vejam esse vídeo do ilustrador Carlos Klen



5 comentários:

Cidália Ferreira disse...

Sempre muito interessantes as suas postagens. As crianças são lindas. Muitos carinhos para elas..

Beijo e uma excelente semana

chica disse...

Que lindo e nossa menina voadora,Anne Lieri, sempre encanta! bjs às duas! chica

Anne Lieri disse...

Paula, nem sei como agradecer essa sua atenção! Diz pra criançada que fiquei encantada com o trabalho deles, gostei demais! E vc é uma excelente professora, sempre tão criativa, buscando integrar todas as disciplinas e com super criatividade! Parabéns! Bjs pra vc e Alice ( não sei como essa camiseta ainda serve nela!)

Ana Bailune disse...

Fico feliz em saber que ainda existem bons livros, bom material para ser oferecido às crianças. Parabéns a Anne e a você pela divulgação!

Anônimo disse...

Linda aula com a Anne, sempre querida! Saudade dela... Beijo! Renata e Laura