sexta-feira, 7 de julho de 2017

A poesia e o mundo da criança



A poesia escorre 
gota a gota
molha de orvalho
lava a alma
banha de luz.


Pra criança a poesia 
é fantasia
é imaginação
é brincar 
com bolhas de sabão.


A poesia voa entre os dedos
escritas em mil segredos
e se acomodam ao peito
embalsama 
perfuma e alenta.


A poesia é um mundo a se conhecer
pousa nos lábios e dá gosto
abre a visão 
é néctar
é fonte
é sal da terra.


A poesia é porto seguro
é janela aberta
e portas para novas oportunidade
é como ganhar na loteria
e ser benfeitor até a eternidade.



Paula Belmino

A poesia é vida , é leveza, é sinônimo de amor e paz. E nessa paz  hoje fomos levar poesia e toda arte brincante para as crianças da creche: O mundo da criança na cidade de Currais Novos -RN a convite de nossa amiga Lúcia Silva, gestora da unidade e amiga poetisa que conhecemos por meio virtual no blog Sertão Poético



A creche trabalhou o projeto Conhecendo e vivenciando os contos infantis e para a culminância convidou toda a família para ver a exposição dos trabalhos das crianças, o que asseguro , foi lindo de ver, arte, releitura, reconto, leitura viva, poesia pura.
As professoras e toda equipe está de parabéns por propiciar aos educandos o lúdico e momentos de prazer com os livros, e hoje aproximando a família desse momento importante de ver a olho nu o progresso de cada criança e poder também serem estimulados a ler, brincar, cantar e ter mais tempo com os filhos numa roda de leitura, num recitar um poema.




Essa avó veio abraçar a  Alice chorando de emocionada, e só isso me fez ganhar o dia. É o valor da poesia!!!



Eu e Alice recitamos alguns poemas de meu livro Bem Poesia pela Editora Delicatta, e encenamos como viram nas fotos acima: Tetéia, a aranha, Gato Damião, Liberdade à natureza, entre outros, além de ler, recitar, conversar com os pais, as crianças interagiram no poema bolhas soltando bolhas de sabão, pais e filhos cantando e batendo palamas enquanto a Alice tocava violão e flauta e assim vivenciamos o melhor da poesia, o viver, o conviver, o apreciar a arte e a cultura.

Vejam algumas atividades feitas pelas crianças na exposição:











Um momento:


5 comentários:

Toninho disse...

Um belo convite de nossa querida Lúcia.
A poesia tem que ir pelo sertão, pelos calçadões de encontro às crianças. Isto sei que vocês fazem belamente. Foi show. Alice sempre inspirando. Linda Alice. Meus parabéns Paula pela arte e dedicação. Gostei de tudo.
Bjo de paz.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Paula!
Poesia nos dá mesmo paz e amor...
Todos versos lindos encantaram-me nesta manhã que iniciamos na paz.
Seja muito feliz e abençoada!
Bjm de paz e bem

Lúcia Silva Poetisa do Sertão disse...

Foram momentos bastante significativos para toda comunidade escolar, dos professores aos pais das crianças foi puro encantamento a sua presença Paula e a de Alice. O nosso projeto foi desenvolvido com muito êxito, as atividades de acordo com cada faixa etária, levando a magia da leitura para as crianças, o qual resultou num leque de atividades bem significativas, expressando o quanto elas aprenderam no decorrer do projeto. E a culminância foi o ponto alto com a presença dessa celebridade, Paula Belmino, que traz na alma o amor à poesia e a leitura. Em cada poesia declamada, em cada música apresentada por você e Alice, ficou claro o sentimento de prazer por estar incentivando a prática da leitura e o quanto é importante nós professores formamos crianças leitoras desde a pequena idade. Quanto gestora me senti realizada em tê-las na nossa Creche, pois vocês vivem a poesia, vivem o encantamento da leitura e degustam das várias possibilidades que a mesma oferece. Sou grata, Paula, por esse encontro, que já é o segundo, que transformou uma amizade virtual em real e estreitou nossos laços afetivos. Que Deus continue iluminando-as e abençoando-as para continuarem com esse belíssimo trabalho, essa missão grandiosa de divulgar a importância da leitura na nossa vida e na vida das crianças. A forma como vocês apresentam os textos, declamam as poesias nos encanta e nos transporta para um mundo mais significativo, mais criativo e, sobretudo a capacidade que você tem de evangelizar usando a leitura e a música, nos aproxima de Deus de modo marcante. Um fim de semana cheio de paz e amor você e sua linda família, beijos cheios de amor e carinho.

Anônimo disse...

Olá Paula, que maravilha, já soube do sucesso do seus trabalho lá em Currais Novos na Creche que a amiga Lúcia trabalha. Parabéns pelo relevante trabalho que, pelo visto é itinerante, um incentivo valioso tanto para o despertar do prazer da leitura nas crianças, como a valorização da poesia na escola o que leva aos mestres a descobrir novos talentos e futuros poetas. A leitura abre janelas para o mundo e com isso amplia o conhecimento, e a resultante é o que vemos com seu trabalho voando com a poesia.Adorei as imagens e sua filhota seguindo o bom exemplo da mamãe. Se houver um próximo encontro em Currais Novos quero assistir.
Bjs!

Anônimo disse...

Que maravilha , essa linda menina promete, linda apresentação;